Estamos construindo bases importantes para consolidar um espaço na dinâmica do gerente de projeto. Promovendo a construção de cenários, com artigos, opiniões e divulgação de reportagens sobre as perspectivas que tratam das técnicas cada vez mais comuns no planejamento estratégico das organizações. Vamos ater aos desafios ainda a superar, para que estejamos sempre preparados para aproveitar as oportunidades que estão à nossa volta e as que estão por surgir.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Lançamento livro do grupo brasileiro de PMO no setor público
Pela variedade, atualidade e relativa profundidade de assuntos abordados, a obra é indispensável aos profissionais de portfólio, programas e projetos do setor público, mas também é uma referência atual e relevante para profissionais da iniciativa privada e do terceiro setor, bem como para os estudantes de pós-graduação de projetos ou administração.
O livro consolida conteúdo técnico e teórico proveniente de excelentes e recentes referências bibliográficas. É ricamente ilustrado pelos casos reais apresentados, o que não só reduz a abstração teórica e melhora o entendimento, mas também auxilia na visualização de concreta possibilidade de uso na realidade das organizações. Sobretudo, a inclusão dos casos permite ao leitor conhecer profissionais que são referências na adoção de tais práticas.
Os casos apresentados estão restritos a três países das Américas: Brasil, Canadá e Uruguai. Conta com a participação de pessoas envolvidas com o PMI GovSIG durante esses anos e com profissionais que fazem parte do grupo brasileiro de PMO no setor público.
Este livro, portanto, é um típico “deliverable” de um projeto, resultante de compromisso, ideal comum, inspiração e muita transpiração da equipe, composta pela autora e 29 colaboradores. O resultado se configurou em um livro com conteúdo relevante, atual e abrangente.
SUMÁRIO GESTÃO PÚBLICA
Introdução
1. Administração Pública – Uma Visão Geral
1.1 – Políticas Públicas
1.2 – Avaliação
1.3 – Eficiência, Efetividade e Indicadores
1.4 – Máquina Governamental
Referências Bibliográficas
2. A Nova Face do Governo
2.1 – O Choque de Gestão em Minas Gerais
Considerações Finais
2.2 – Caso 2 – Evolução da Gestão Pública no Acre
Breve Histórico
Uso de Ferramenta de Gestão Alinhadas ao Planejamento Estratégico
A Experiência do Governo do Acre em Monitoramento e Gerenciamento de Programas e Projetos
Modelo de Gestão para o Monitoramento de Projetos Prioritários para o Setor Público
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
3. Planejamento Estratégico no Setor Público
3.1 – Introdução
3.2 – O Planejamento Estratégico
3.3 – O Processo de Planejamento Estratégico no Setor Público
3.3.1 – O Plano Plurianual (PPA)
3.4 – Técnicas para o Planejamento Estratégico
3.4.1 – A Técnica SWOT
3.4.2 – A Gestão Estratégica
3.4.3 – O Balanced Scorecard (BSC)
3.5 – Caso 3 – Gestão Efetiva de Projetos no Governo do Estado do Espírito Santo
3.5.1 – Introdução
3.5.2 – O Choque Ético e o Ajuste Fiscal e Administrativo no Espírito Santo
3.5.3 – Planejamento Estratégico: Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2025
3.5.4 – Gerenciamento de Projetos – Pró-Gestão
3.5.5 – Resultados Alcançados
3.5.6 – Algumas Metas a Alcançar dos Projetos Estruturantes (2010/11)
3.5.7 – Considerações Finais
Apêndice – Decreto de Criação da Secretaria de Gerenciamento de Projetos do Estado do Espírito Santo
Referências Bibliográficas
4. Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos
4.1 – Fontes Relevantes de Conhecimento sobre Projetos, Programas e Portfólio
4.1.1 – O PMI – Project Management Institute
4.1.2 – O IPMA – International Project Management Association
4.1.3 – O OCG – Office of Government Commerce
4.2 – Conceituação de Programas, Projetos e Portfólio
4.3 – Gerenciamento de Programas
4.3.1 – Cascata de Benefícios
4.3.2 – Mapa de Benefícios
4.3.3 – Mapeamento e Gerenciamento das Partes Interessadas
4.3.4 – Estratégia de Comunicação
4.3.5 – Estratégia de Gerenciamento dos Benefícios
4.4 – Frameworks para Gerenciamento de Programas
4.4.1 – Logical Framework
4.4.2 – MSP – Managing Successful Programmes
4.3.3 – PMI – The Program Management Standard
Considerações Finais
4.5 – Gerenciamento de Portfólio
4.5.1 – Gerenciamento de Portfólio x Gerenciamento de Múltiplo Projetos
4.5.2 – Posicionamento do Gerenciamento de Portfólio na Organização
4.5.3 – Relacionamento entre o Gerenciamento de Projetos, Programas, Portfólio e a Estratégia Organizacional
4.6 – O Papel do Gestor de Portfólio
4.6.1 – O Framework OGC – Portfolio Management Guide
4.7 – O Framework PMI – The Standard for Portfolio Management
Considerações Finais
4.8 – Gerenciamento de Projetos
Considerações Finais
4.9 – Caso 4 – ServiceOntario – Canadá
Resumo
Introdução
Precedentes
Processo de Desenvolvimento do Programa
A Iniciativa de Balcões de Serviços Integrados
Planejamento do Programa
Monitoração do Projeto (Reporte de Status)
Conclusão
Apêndice I – Acordo de Colaboração
Canadá – Ontário
Memorando de Acordo de Colaboração para Prestação de Serviços Públicos
4.10 – Caso 5 – Governo Eletrônico do Uruguai – Impacto do Uso de Metodologia na Gestão de Projetos
Resumo
Introdução
O PMO da AGESIC
Conclusão
4-11 – Caso 6 – Comunicações em Projetos do Setor Público
A Tempestade que se Aproxima – Fazendo Muito Mais com Muito Pouco
Mecanismos de Sobreposição de Fiscalização
O Valor da Gestão de Projetos e de Comunicações de Projetos para uma Organização do Setor Público
Reduzir a Propensão para Pensamentos Fantasiosos, Fazendo os Patrocinadores Pensarem de Forma Adulta
Gerenciamento das Comunicações de Projeto no Setor Público
Exigências Necessárias para Gerenciamento de Projetos no Setor Público
O Papel Fundamental da Comunicação: Contar a História
Um Modelo para Gerenciamento de Comunicações (e Mudanças)
O Livro que Você Precisa para Obter Sucesso – A Bíblia do Gerenciamento de Comunicações de Projeto
Considerações Finais
4.12 – Caso 7 – Evolução da Gestão Pública no Acre: Sistema Integrado de Monitoramento
Resumo
Breve Histórico
O Processo de Implantação
Sistema Integrado de Monitoramento de Projetos e Obras – SIM
Benefícios e Resultados Imediatos
Considerações Finais
4.13 – Caso 8 – Experiência de Uso do DotProject no CDT – UnB
Resumo
O CDT
A Necessidade de uma Ferramenta de Gestão Eficiente
Conclusão
Referências Bibliográficas
5. PMO como Instrumento de Viabilização Governamental
5.1 – Tipologia do PMO
5.2 – Papel e Funções (Atividades e Responsabilidades) do PMO
5.3 – Resistência Cultural – Como Tratar?
5.4 – Implementando um PMO
5.4.1 – Começar de Novo – Diagnóstico da Situação
5.5 – Benefícios do PMO
5.6 – Caso 9 – História do PMO da Administração das Telecomunicações do Uruguai (ANTEL)
Introdução
O Começo
O Escritório Hoje
Lições Aprendidas
Algumas Recomendações na Hora de Implementar um PMO
5.7 – Caso 10 – Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos da Cidade de Calgary – Canadá
Introdução
Contexto – Como a Prefeitura de Calgary Trabalha
Papéis e Responsabilidades
Corporate Project Management Centre (CPMC)
Governança de Projetos
O Time de Práticas em Gerenciamento de Projetos
O Time de Serviços Consultivos a Projetos de Investimento
Organização e Estrutura do CPMC
Serviços Oferecidos pelo CPMC
Conclusão
5.8 – Caso 11 – Modelo de Estruturação de Escritórios de Projetos: Fatores Críticos de Sucesso
Introdução
Estruturas de Implementação do Modelo EP (o que o EP Pode Fazer)
Os Pilares
Metodologias
Capacitação
Consultoria
Competências
Comunicação
Suporte Administrativo
Melhoria Contínua
Um Pouco Mais sobre os Instrumentos EP
O Processo (e por que não, o Projeto) de Estruturação do Escritório de Projetos
Os Desafios de um Escritório de Projetos
Contexto de Implementação do Modelo EP (como o EP Pode Fazer)
O Modelo de Estruturação de Escritórios de Projetos
Exemplos de Implementação do Modelo em Organizações do Governo Federal
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
6. Maturidade em Gerenciamento de Portfólio, Programas, Projetos
6.1 – Modelo de Maturidade da ESI International
6.2 – Modelo de Maturidade do Kerzner – PMMM (Project Management Maturity Model)
6.3 – Modelo de Maturidade da PM Solutions
6.4 – Modelo de Maturidade Darci Prado – MMGP
6.5 – Modelo de Maturidade em Projetos do PMI – o OPM3
6.6 – Os Modelos de Maturidade do OGC
Conclusão
6-7. Caso 12 – Elevação de Maturidade em Gestão de Projetos no Banco Central do Brasil
Histórico
Projeto Maturidade GP
Projeto Maturidade Implementação
Ferramenta de TI Corporativa para GP
Centro de Estudos e Desenvolvimento de Competências de GP
Redesenho de Processos
Plano de Comunicação
Projeto Mais
Novo Papel do Gepro e de Agentes de GP
Conclusão
6.8 – Caso 13 – Maturity Transformation Initiative – MTI no Governo de Ontário
Resumo
Histórico
O 3-3-4 MTI
O Programa de Transformação
Conclusão
6.9 – Caso 14 – Avaliação e Melhoria de Capacidades para o Governo em Rede: o Modelo de Maturidade do Uruguai
Resumo
Introdução
O Processo
Modelo de Maturidade do Governo Eletrônico
Próximos Passos
Conclusão
Referências Bibliográficas
http://www.brasport.com.br/gerencia-de-projetos/gerenciamento/gestao-publica.html
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