sexta-feira, 23 de abril de 2010


INDICADORES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Monitoração Contínua

Na última década, as empresas brasileiras perceberam que trabalhar por projeto é algo extremamente pragmático, pois todo projeto tem um ou vários entregáveis (delivery); é um empreendimento temporário (finito em termos de prazos); envolve recursos (materiais, logísticos, humanos, entre outros) e, por isso, exige orçamento prévio e gestão financeira dos investimentos realizados. Assim, em um determinado espaço de tempo, um produto ou serviço é gerado dentro de um orçamento definido.
O conceito de projetos trouxe a reboque novas metodologias, o estabelecimento de padrões de mercado com base em best practices (do PMI - Project Management Institute), a capacitação de profissionais e abordagens mais abrangentes nas organizações, envolvendo estrutura organizacional projetizada, gestão de riscos e gestão da comunicação.
Assim sendo, a proposta deste livro é abordar os indicadores de monitoração de projetos para qualquer área do conhecimento humano, contemplando a conceituação e a aplicação de indicadores que podem ser utilizados durante a vida de um projeto ou após a sua conclusão. O autor apresenta os indicadores usuais no mercado, que são utilizados em várias organizações, e também, aborda de forma didática como uma organização pode criar seus próprios indicadores de projetos. É por isso que este livro é destinado a gerentes de projetos, diretores de projetos, profissionais que atuam em PMO (Project Management Office), estudantes de cursos de gerenciamento de projetos em nível de graduação ou pós-graduação, independentemente de serem profissionais certificados ou não.
Inclui exemplos práticos e reais do mundo de projetos, a fim de auxiliá-lo no uso eficiente de indicadores, sejam os de mercado, sejam os criados de forma independente.

SUMÁRIO
Introdução
1. Indicadores
1.1 Conceito
1.2 Indicadores de projeto
1.3 Tipos de indicadores de projeto
1.4 Conjunto de indicadores: Cockpit
1.4.1 A importância do gerenciamento de custos
1.4.2 A importância do gerenciamento de prazos
1.4.3 A importância da satisfação do patrocinador
1.4.4 Cockpit de projeto
1.5 Cockpit Ampliado de projeto
1.5.1 A importância do gerenciamento da comunicação
1.5.2 A importância do gerenciamento dos riscos
1.5.3 Cenários do Cockpit ampliado de projeto
2 Indicador de Satisfação do Patrocinador (ISP)
2.1 Conceito
2.2 Etapa 1 - Elaboração do questionário
2.2.1 Identificar as áreas a serem pesquisadas
2.2.2 Criar uma escala de avaliação
2.2.3 Elaborar questões autoexplicativas
2.2.4 Limitar o número de perguntas
2.2.5 Apresentar o questionário com boa qualidade visual
2.2.6 Submeter o questionário ao processo de melhoria contínua
2.2.7 Exemplo
2.3 Etapa 2 - Definição de pontuação, ponderação, grupos de questões e parâmetros
2.4 Etapa 3 - Realização da pesquisa
2.4.1 Selecionar abordagem (presencial ou a distância)
2.4.2 Definir a frequência de realização da pesquisa
2.5 Etapa 4 - Cálculo do indicador geral de satisfação
2.6 Etapa 5 - Cálculo dos indicadores dos grupos e análise de ofensores
2.7 Etapa 6 - Análise da evolução do indicador geral vs. target
2.8 Subproduto para o PMO: conjunto de subindicadores do ISP
3. Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação (IPEC)
3.1 Comunicação
3.2 Plano de Comunicação de um projeto
3.3 Exemplo de um Plano de Comunicação
3.4 Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação (IPEC)
3.4.1 Cálculo do IPEC
3.4.2 Interpretação do IPEC
3.4.3 Faixas de pontuação do IPEC
4. Gerenciamento de Custos e Receitas
4.1 Conceitos
4.2 Gestão de Custos em Projetos - para empresas prestadoras de serviços
4.2.1 Gerenciamento da receita ou gerenciamento do contrato do projeto
4.2.2 Contrato Fixed Price vs. Time & Material: exemplo
4.2.3 Cálculo da margem financeira de um projeto
4.2.4 Mark-up
4.2.5 Exemplo: diferença de margem e mark-up
4.3 Gestão de Custos em Projetos - para todos os tipos de empresa
4.3.1 Componentes de custos em projetos
4.3.2 Estimativas de custos
4.3.3 Execução do projeto: monitoração dos custos (PV, AC, ETC e EAC)
4.3.4 Earned Value
4.3.5 Cost Variance
4.3.6 Work completion ou trabalho realizado: modelos 0/100, 20/80 e 50/50
4.4 Indicador de Desempenho de Custos - CPI (Cost Performance Index)
4.4.1 Cálculo do ETC com base no CPI
4.4.2 TCPI - um novo indicador de desempenho de custos
4.5 Fórmulas - revisão geral
5. Indicador de Desempenho de Prazos
5.1 Conceito
5.2 Cálculo e interpretação do SPI (Schedule Performance Index)
5.2.1 Exemplo de cálculo de SPI
5.2.2 SPI com validade somente durante a execução do projeto
5.2.3 SPI independe do CPI
5.2.4 SPI para projeção de prazos
5.3 Schedule Variance
5.4 Visão consolidada: CPI e SPI
6. Indicador de Gestão de Riscos (IGR)
6.1 Riscos
6.2 Plano de Gestão de Riscos
6.3 Exemplo de um Plano de Gestão de Riscos
6.4 Cálculo do valor da contingência
6.5 Cálculo do IGR - Indicador de Gestão de Riscos
6.5.1 Cálculo do IGR - parte 1 (questões do projeto)
6.5.2 Cálculo do IGR - parte 2 (questões da organização)
6.5.3 Apuração final do IGR
6.5.4 Faixas de pontuação do IGR
7. Criando seu próprio Indicador de Monitoração de Projetos
7.1 Níveis hierárquicos da informação
7.2 Criação de indicadores: passo a passo
7.2.1 Fase 1 - Definição do indicador
7.2.2 Fase 2 - Implantação do indicador
7.3 Exemplo de criação de um indicador
7.4 Condições essenciais para validação de indicadores
7.5 Indicador único de projeto para todas as dimensões
8. PMO e o Conjunto de Indicadores dos Projetos
8.1 PMO
8.2 Monitoração individual de um mesmo indicador em todos os projetos
8.3 Monitoração temporal de um mesmo indicador
8.4 ISP e os subindicadores

Sobre o autor:

ARMANDO TERRIBILI FILHO, doutor em Educação pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e mestre em Administração de Empresas. Professor da Faculdade de Administração, da Faculdade de Computação e Informática e da Pós-graduação da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Atua há mais de vinte anos na área de projetos, sendo diretor de projetos na Unisys Brasil, coordenando equipes compostas por gerentes de projetos e consultores. Black Belt em programas Six Sigma Lean com experiência em gerenciamento de projetos multi-países. Tem publicações em revistas especializadas e sites de Portugal, Itália, Colômbia, Costa Rica e México, além de publicações em mídias de relevância nacional, como Valor Econômico e Revista Project Management. Possui certificação ITIL e certificação PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute) desde 2003.


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